Relação harmonia entre o indivíduo – mar – prancha
É frequente ouvir entre os meus alunos e outros praticantes de Surf, independentemente dos níveis, a seguinte observação:
❓”Gostava de experimentar uma prancha diferente ou mais pequena. Esta já está muito fácil?
E eu pergunto: “Como assim, estás a divertir-te tanto que já não aguentas mais!?” 😂🤷♀️
Sei de muitas outras razões para não escolherem a prancha certa, mas esta é uma das mais recorrentes.
De uma vez por todas: A prancha deve ajudar-nos, pois já temos o mar que é irrepetível e exige muitas “horas de voo” para o aprenderem a sentir e a ler. Ah e nós, a nossa condição física e habilidades para gerir também, a atrapalhar-nos. Têm a certeza que querem uma prancha que vos “ROUBE” a melhor parte do Surf, a diversão, aquele “feeling” que os verdadeiros surfistas sabem.
🤷♀️O que vou dizer pode ser chocante, mas a maior parte das pessoas que andam no mar já independentes, ainda não conhecem esse “feeling” de deslizar em harmonia em cima da prancha e na zona mais interessante da onda. Não me interessa se é um grande surfista, o melhor lá da praia ou da rua dele.
Por vezes os grandes surfistas, impõe ao mar manobras que ele não pede, e isso, para mim, não é surf. Mas também posso ver um indivíduo com muito pouca experiência de prática, a deslizar com a harmonia que vos falo, e sem saber nada, lá vai ele em completo prazer de deslizar com a prancha no mar, em plena harmonia.
🤔Como já ouvi dizer: “Sem saber ler nem escrever, aquele fez grande onda”!
Depois também há aqueles que se esquecem do mar, quer quando remam para tentar apanhar a onda e que não têm experiência suficiente para a sentir ou adivinhar, que sabem o suficiente sobre o mar, quando o observam os outros da praia, mas depois quando estão na sua sessão “viram costas” ao mar e não comunica com as ondas, não a leem, não a ouvem, e assim não sabem o que o mar lhes quer dizer.
🎖Para esses tenho uma dica: Vão sentir o mar, sem prancha. Só vocês e as ondas. Façam carreirinhas, cortem as ondas verdes, façam concursos com os amigos, a ver quem vai mais tempo na onda! Condição imprescindível, para passarem ao Nível 1, na Good Surf Good Love.
Agora a sério, o verdadeiro feeling, a razão pela qual perdemos eventos sociais e familiares, acordamos de madrugada, fazemos kms e viagem atrás de ondas perfeitas, é mais do que o contacto com a natureza. É mais que o bem que o mar no faz.
O bem maior é memo sentir a tal HARMONIA, o controlo pleno de deslizar com a prancha certa, no local certo da onda, sem usar a nossa força antes de termos explorado o potencial energético da onda.
😉 E vocês, já sentiram essa harmonia plena? 😁
💬 Como descreveriam a sensação ao correr a onda?