Já descrevemos anteriormente como consideramos ser a melhor posição base, a ter como referência para a aprendizagem inicial do Surf.


Para muitos na área, esta decisão é tomada considerando o pé de chamada, ou o pé mais forte, por exemplo o pé que chuta na bola, sendo que este deveria ser o pé de trás ou, também há muito o hábito de empurrar a pessoa para ver qual o pé que avança, sendo que este devia ser o da frente.

Na Good Surf Good Love, não usamos nenhum destes métodos pois, sabemos que existe uma percentagem bem grande de surfistas goofy, surfistas que usam o pé esquerdo atrás e que fazem todos os outros desportos com o pé direito, às vezes, até mesmo o snowboarding ou o skateboarding. 


⚠️ Atenção que este termo não quer dizer que quem faz surf com o pé direito à frente não vá ser um bom surfista. Espreitem a média de surfistas Goofyes e Regulares do campeonato da 1ª liga mundial para ver que estão quase a meio as percentagens.
Por isso, é importante que, no caso dos adultos, se respeitem os programas mecânicos que o corpo trás de outras práticas, sem nunca o contrariar, procurando maior conforto numa das posições; no caso das crianças, se tiverem menos de 6 anos, será natural que subam de ambas as formas, pois estão na fase ótima de aprendizagem psicomotora. Nesta fase, os pequenos são uma esponja! Por nós, não gostamos muito de contrariar este brincar com as suas habilidades, mas é habitual sermos “forçados” a uma especialização precoce, mais por impaciências dos pais ou reparo das crianças entre si, do que por nossa vontade. 

A partir dos 6 anos, é comum que também já tenham esta base definida para um dos lados. Aí sim, está na altura de fazermos correções, como por exemplo começar a insistir que se levantem da prancha da forma que consideramos técnica e biomecânicamente mais funcional – sem saltinhos, sem dedinhos dos pés apoiados, sem cansativas flexões de braços, etc…. eheheh mais matéria para um próximo post!
E tu? És Regular ou Goofy? 


